Como a Samsung ajuda a desenvolver startup que aprimora tratamento de insônia na coleta de dados e ações à distância

A tecnologia já oferece soluções para a insônia, geralmente consequência de frequentes readaptações de rotinas. Na atual edição do Samsung Creative Startups, programa nacional de aceleração da companhia, a SleepUp, de São Caetano do Sul (SP), desenvolve um tratamento remoto, virtual e personalizado por meio de um aplicativo, que já pode ser baixado gratuitamente em um smartphone, para gerar dados e auxiliar de forma direta no combate à insônia.

O aplicativo atua como uma espécie de “diário do sono”, registrando a qualidade e a duração das noites bem ou mal dormidas, medicações, entre outras informações, além de promover uma terapia virtual e monitoramento contínuo através de dicas de vida saudável, um teste clínico e relatórios diários sobre o tratamento.

Há ainda um plano pago em que os dados são captados, analisados e, depois, é fornecida orientação personalizada com uma abordagem integrada, incluindo alimentação, horários, atividade física, música, meditação e demais elementos de rotina. Além disso, a startup está desenvolvendo uma faixa que possui tecnologia para, quando suavemente colocada na cabeça durante o sono, captar sinais vitais e enviar para o aplicativo, detectando movimento, atividade cerebral, temperatura e batimento cardíaco.

“A SleepUp foi criada para democratizar o tratamento de insônia através de uma solução digital, não-farmacológico e eficaz. Utilizamos tecnologia no combate à insônia, auxiliando diretamente os usuários a criar horários fixos para dormir e acordar, melhorando a captação e uso de dados e tornando o sono mais saudável, um fator primordial para qualquer ser humano, independentemente do contexto de distanciamento social. A ideia não é substituir a figura do médico. São ações desenvolvidas para aprimorar o tratamento com informações mais precisas e personalizadas”, explica Renata Redondo Bonaldi, CEO da Sleep Up.

“A dificuldade para a adaptação das rotinas pode gerar abalos na saúde mental, mas o perfil dinâmico das startups para promover soluções é um caminho viável em diversos aspectos, como mostra a SleepUp, com uma solução que cumpre o propósito do Creative Startups de promover e acelerar soluções por meio da tecnologia. Os dados fazem parte do nosso cotidiano e a maneira mais benéfica de utilização deles é buscando formas de melhorar diretamente o nosso dia a dia”, afirmou Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Samsung Creative Startups

A SleepUp é uma das 14 startups selecionadas para o Batch#5 do Samsung Creative Startups. São empresas de sete cidades diferentes (Manaus/AM, Florianópolis/SC, Londrina/PR, São Paulo/SP, Campinas/SP, São Caetano do Sul/SP e Itajubá/MG), contemplando áreas como educação, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, saúde e segurança. Desde a primeira edição do programa, em 2016, 45 startups foram aceleradas.

As empresas selecionadas para participar do Creative Startups contam com um pacote de serviços e conveniências, que inclui acesso a ativos, tecnologias, laboratórios de P&D, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores, além da infraestrutura, dos serviços tradicionalmente oferecidos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e sua rede de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos e até R$ 200 mil, livres de equity, para serem investidos no desenvolvimento e aprimoramento dos produtos e serviços apresentados, conforme regras previstas pela Lei da Informática.

“A aceleração do programa tem sido fundamental para o amadurecimento e crescimento da SleepUp. Além do suporte financeiro, contamos também com o suporte e orientação de diversas áreas, em especial da equipe de Design, com quem fizemos um trabalho intenso de Design Thinking. Ter o suporte da Samsung, como referência global em design e tecnologia, é um privilégio”, declara Renata Redondo Bonaldi, CEO da Sleep Up.

O Samsung Creative Startups ampliou seu alcance e investimento da empresa na edição atual, que tem encerramento previsto para o segundo semestre deste ano. Durante o período de isolamento social, as atividades presenciais passaram a ser virtuais, sem nenhum prejuízo para os participantes. Mas a digitalização não foi uma completa novidade, pois a iniciativa já realizava 80% de sua programação online, como uma medida para atender a startups de diversas regiões do Brasil.

Fonte: Samsung

0
    0
    Seu Carrinho
    Seu carrinho está vazioVoltar para a loja