Samsung Health: dez dicas de treinos no aplicativo para se exercitar sem precisar sair de casa Leave a comment

O dia a dia impulsionado pelo trabalho em casa tem feito com que muitas pessoas passem grande parte dos seus dias em seu lar. Pensando em auxiliar este público na manutenção de uma rotina de exercícios físicos, a Samsung elaborou uma lista com dez tipos de treinos para estimular os usuários do aplicativo Samsung Health¹ a manter a saúde em dia.

Disponível em dispositivos como smartphones e smartwatches, o Samsung Health é uma plataforma de saúde e bem-estar que tem uma série de soluções entre suas funcionalidades, sendo essa diversidade um de seus principais trunfos. O aplicativo proporciona acesso a diferentes tipos de programas de atividade física, com direcionamentos para melhora do equilíbrio corporal, aprimoramento da postura, queima de gordura e tonificação muscular. Cada planejamento de exercícios conta com uma série de vídeos elaborados por especialistas demonstrando quais movimentos devem ser realizados e qual é a forma ideal.

Confira a lista com dicas de exercícios para fazer em casa utilizando o Samsung Health:

Imagem meramente ilustrativa

  1. Perdendo calorias na sala de estar: Este programa de treino em circuito movimenta todo o corpo e inclui exercícios aeróbicos sem necessidade de usar equipamentos. Neste treino, que tem duração média de 28 minutos e baixa dificuldade, está disponível uma série de exercícios para trabalhar o tronco, o abdômen e a parte superior do corpo, como pranchas, rolagens com o próprio corpo e técnicas de rastejo.
  1. Queima de gordura em quatro minutos: O programa para queimar gordura do Samsung Health utiliza o chamado “Método Tabata Avançado”. É um treinamento desenvolvido pelo cientista japonês Izumi Tabata, que propõe 20 segundos de esforço máximo, intercalando com dez segundos de descanso. O método foi originalmente usado para treinamento físico extremo em esportes de competição, e hoje é considerado uma atividade eficiente para queimar gordura em determinado período de tempo. Entre os principais exercícios, há cinco repetições de burpees e elevação alternada das mãos em prancha, por exemplo.
  1. Treinamento adaptável do zero: Esse é o programa mais básico, pensado para ajudar as pessoas sem nenhuma experiência anterior a sair do zero. A ideia é que o usuário faça exercícios como alongamentos de quadril, intercalando as pernas direita e esquerda, além de exercícios com agachamentos. Eles são desenvolvidos para ativar os nervos que controlam os músculos, permitindo que eles possam trabalhar com força total em exercícios futuros. Além disso, os alongamentos vão ajudar na amplitude do movimento e, consequentemente, melhorar a sensação de força.
  1. Treinamento adaptável HIIT: O exercício de HIIT é um treinamento de alta intensidade, que alterna períodos de fortes movimentos curtos com descanso para perda de calorias de forma extremamente rápida. É uma boa opção de atividade física para quem não tem muito tempo. Ele engloba, por exemplo, rotação dos ombros, saltos laterais, ativação abdominal e alguns alongamentos.
  1. Mantendo o corpo equilibrado: A sessão do aplicativo Samsung Health para agregar equilíbrio ao corpo conta com exercícios de baixa dificuldade, com duração, em média, de 14 minutos. São quatro tipos de exercícios, divididos em agachamentos e pontes com extensão.
  1. Exercício abdominal 5D: O treino de abdominal foi criado para ativar funções chamadas “pentadimensionais”. Isso significa que são realizados exercícios de flexão, flexão lateral, rotação, extensão contrária e flexão lateral contrária, que correspondem a cinco funções básicas do abdômen. Esse é um conjunto de exercícios abdominais bastante abrangente, que proporcionará um músculo bem definido.
  1. Melhora da postura: Ficar sentado trabalhando por horas seguidas, com os braços e ombros em posição estendida, pode causar tensão nos músculos peitorais e relaxamento do músculo das costas, o que resulta em uma postura errada. A atividade para melhorar a postura possui diversos exercícios para estender o músculo peitoral e fortalecer os músculos superiores, centrais e inferiores das costas. A atividade também ajuda a combater a flacidez, a equilibrar a postura das costas e a tornar a aparência mais revigorada.
  1. Kickboxing para perda de peso: Pensando em aumentar a força física básica com alongamentos, o Samsung Health conta com um programa de fortalecimento físico. Tem duração de 17 minutos e mistura exercícios chamados de “steps básicos” com alongamentos do iliopsoas, da coluna e do peitoral.
  1. Perdendo calorias 20 minutos por dia: Este programa de atividades físicas reúne exercícios que o ajudarão a manter a frequência cardíaca na zona de perda de calorias. Com ele, é possível aumentar o metabolismo e perder calorias até mesmo após o término dos exercícios. Estão inclusos movimentos como agachamentos e polichinelo.
  1. Exercício de alta intensidade para todo o corpo: Este modelo de atividade física está no nível médio de dificuldade e inclui três tipos de exercícios diferentes: pulos, caminhadas com apoios e pranchas que intercalam os movimentos. Com objetivo de queimar calorias, ele faz com que todo o corpo seja trabalhado. A prática soma alguns exercícios rotineiros de jump e, por isso, deve ser interrompido caso haja dor nos joelhos devido ao impacto.
* Todas as funcionalidades, características, especificações e outras informações sobre o produto fornecidas neste documento, incluindo, entre outros, os benefícios, design, preços, componentes, desempenho, disponibilidade e recursos do produto estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
¹ Dispositivos compatíveis: Os dispositivos Galaxy e não Galaxy compatíveis exigem Android 6.0 (Marshmallow) ou posterior. Os dispositivos compatíveis também exigem um mínimo de 1,5 GB de armazenamento. Tablets e alguns dispositivos móveis podem não ser compatíveis. Algumas funções podem não estar disponíveis com base em algumas regiões ou modelos de dispositivos.

Fonte: Samsung

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